domingo, 1 de fevereiro de 2009

A diferença de ser e pensar.



Fiquei sentada na escada pensando enquanto ia embora. Enquanto eu o via caminhar, desejei que durasse mais um pouco.
Por mais cansada que estivesse pensei em coisas que me ensinou em poucas palavras.
Decidi no dia seguinte que você realmente tinha razão.
Aprendi que existe a diferença entre o que você é, e o que pensam sobre você. Afinal de contas, somos o que pensam sobre nós, ou o que somos.
Melhor é fazer pensar o que é. Não é fácil ser julgado pelo que não é.
As pessoas julgam, e eu julguei. Por que fazer contra os que você ama, o que fizeram com você e te fez sofrer? Pior que ser julgado por alguém que ama, é julgar alguém que ama.
Julgar. Cabe a quem julgar alguém? Dizer o que você é. Dizer o que tem de fazer. Ninguém deveria julgar ninguém. Mas julgam.
Raras são as pessoas que aceitam os outros como são. Ao invés de pensar o que são e pronto como todo mundo.
Você é o que deseja ser. Mas será julgado pelo o que pensam sobre você.
Se pensarem coisas boas, bom. Se não, ruim. Melhor que pensem a verdade. Mesmo que essa verdade seja difícil.
Mas o mais engraçado de tudo é que não fui julgada não por uma mentira. Mas por metade de mim. Não é mentira, é parte de mim.
Queria não ter julgado, como fui julgada. Queria não ter te julgado. Mas existem algumas coisas que agente aprende errando. Talvez eu não tenha medo de errar. Talvez eu tenha medo de perder a quem amo. Talvez tenha sido o grande erro afinal.
Mas ainda não entendi. Se somos o que realmente achamos que somos. Ou somos o que acham á nosso respeito.
Talvez eu aprenda. Só quero que tudo fique bem.

Sandy Quintans

Um comentário:

  1. E somos assim
    Um pouco de nós
    Um pouco dos outros
    Um pouco de ser e ter
    Uma colcha de retalhos
    Aprendemos, ao longo da caminhada
    A diferença de ser e querer ser
    De ter ter e de querer ter
    É sutil
    Só que ela existe...
    O mais importante é compreender que também
    existem diferenças
    entre julgar e constatar.

    Em alguns momentos preferimos as palavras fortes, encorpadas. Aquelas que possuem em sua pronuncia, uma certa dramaticidade.

    Julgar é apontar erros é considerar alguém melhor ou pior, comparado a algo.
    Culpado ou inocente em relação a alguma coisa

    Constatar é apenas orientar sobre o momento atual
    Sobre o que somos e melhor
    sobre o nosso potencial

    Potencial? Você tem muito!
    E até que provem o contrário não existem erros e nem culpas...logo, não existem julgamentos.

    Fique com Deus e com cheiros premiados!

    ResponderExcluir